Apresentações Orais:
Como responder a Perguntas

A capacidade de comunicar eficazmente em público é uma competência essencial em muitas áreas profissionais e académicas. No entanto, mesmo os oradores mais experientes enfrentam desafios quando se trata de responder a perguntas de forma clara e confiante.

Fazer apresentações orais em público pode ser particularmente desafiante. Desde o nervosismo à pouca preparação para determinadas perguntas, há fatores que podem condicionar e prejudicar a nossa prestação.

As apresentações orais podem ser momentos cruciais, especialmente em situações como a apresentação de teses de mestrado ou doutoramento, onde é fundamental demonstrar compreensão e segurança sobre o tema.

A Importância da Preparação para Perguntas

Em situações como apresentações de teses de mestrado ou doutoramento, em que há um júri e posterior avaliação e atribuição de nota, a preparação para a discussão final é fundamental.

Normalmente, uma das maiores dificuldades surge no momento das perguntas, quando somos colocados sob pressão. Para minimizar este impacto, é essencial estar preparado para os temas mais relevantes que podem ser abordados.

Estratégias para responder a perguntas

Queremos, antes de mais, garantir que não nos comprometemos com uma pergunta em concreto. Devemos, sim, comprometer-nos com tópicos e temas. A preparação deve considerar o que é provável ser perguntado, mas com foco em flexibilidade. Desta forma, devemos evitar decorar o conteúdo da nossa resposta na íntegra.

Por exemplo, ao preparar-se para uma questão como “Qual é a importância do Método X na aplicação que fez?”, não escreva a pergunta completa. Fazê-lo pode criar bloqueios caso a pergunta lhe seja formulada de forma diferente, como “Porque utilizou o Método X?”. Embora o significado de ambas as questões seja o mesmo, a associação mental pode falhar.

Para combatermos este bloqueio, a solução é organizar a apresentação por temas. Em vez da pergunta completa, escrevemos “Método X”. Assim, não ficamos limitados a uma pergunta/resposta e adaptamo-nos mais facilmente ao que nos for perguntado sobre aquele tema, naquele momento.

Como Melhorar a Memorização nas Apresentações Orais

Uma das formas mais eficazes de memorizar o que temos para dizer é recorrer à abordagem tri-partida, isto é, dentro do tópico de cada pergunta que nos pode ser feita, vamos abordar três subtópicos. Desta forma, temos três pontos de resposta para cada questão. Mas porquê?

O poder do 3

O número 3 é considerado mágico na comunicação. Estudos de neurociência mostram que tendemos a recordar-nos mais facilmente de comunicações organizadas em três partes do que noutras estruturas, tanto enquanto oradores como enquanto audiência.

Além disso, mensagens divididas em três partes são percebidas como mais completas e persuasivas. Assim, ao preparar-se, organize cada resposta em três pontos principais. Isso aumenta a probabilidade de se lembrar das respostas e transmite uma mensagem mais eficaz.

Esta técnica serve para simplificar o que vamos responder, e dá-nos duas vantagens:

  • Primeiro, a comunicação organizada em três é mais fácil de recordar, logo, há maior probabilidade de nos lembrarmos das respostas que queremos dar.
  • Segundo, a mensagem parece mais completa e mais persuasiva, logo, mais facilmente fica gravada na mente de quem nos ouve.

Três mensagens-chave

Outra forma de aumentarmos a nossa memorização é recorrendo a três mensagens-chave, portanto, às três coisas mais importantes da nossa tese.

Se fosse necessário restringir a nossa apresentação a três pontos principais, quais foram as coisas mais diferenciadoras, mais importantes, mais relevantes que fizemos? Isto é uma espécie de salva-vidas pois, na dúvida, é disso que devemos falar.

Se estivermos perante uma situação de “Não sei bem como hei-de acabar isto…”, a solução passa por voltarmos ao “Mas penso que a coisa mais relevante que vimos aqui é…”. Estas três mensagens-chave são o centro da nossa mensagem. Além disso, convém também, que perto do final da apresentação relembremos as três coisas mais relevantes que fizemos ao longo da tese, garantindo que isto fica na cabeça do júri.

Resumidamente, responder a perguntas é um dos momentos mais críticos de uma apresentação oral, mas com a preparação adequada e estratégias eficazes, é possível transformar esta etapa numa oportunidade de fortalecer a sua mensagem.

Deixamos-lhe ainda algumas dicas práticas adicionais que podem contribuir para o sucesso das suas apresentações orais:

  1. Registo de Temas Relevantes: Mantenha uma folha com temas ou ideias importantes que foram retirados da apresentação por falta de tempo. Durante a discussão, tente introduzi-los sempre que for oportuno.
  2. Linguagem Corporal: Demonstre confiança através da sua linguagem não verbal. Durante a discussão, vire-se para quem fez a pergunta, mantenha contacto visual e inclua o restante júri no seu campo de visão.
  3. Gestão de Tempo: Não responda de forma excessivamente longa a uma única pergunta. Isso demonstra clareza e respeito pelo tempo do júri.

Lembre-se de praticar, organizar os temas em tópicos claros e utilizar técnicas como a abordagem tri-partida para melhorar a memorização. Com confiança e preparação, estará pronto para qualquer apresentação!

Prepare-se para as suas apresentações orais e momentos importantes com o
Curso de Falar em Público.

Pedir Proposta

🌻Packs 3 Cursos🌻
OFERTA +1 CURSO

FALTAM APENAS

Dias
Horas
Minutos
Segundos