fbpx

Speak and Lead

Como tornarmos o nosso pitch memorável

É provável que, em algum momento na nossa vida, necessitemos de fazer um pitch. Os 3 casos mais comuns para este cenário são:

1)  Entrevistas de Emprego: é uma pequena apresentação do nosso valor e do nosso percurso académico e extracurricular, assim como dos nossos interesses e particularidades que nos distinguem;

2)   Processos de Candidatura: como, por exemplo, um pitch em vídeo, onde expomos o porquê de sermos o candidato ideal;

3)   Apresentações de Ideias: para a apresentação, explicação e proposta de valor de uma nova ideia.

 

As fases de um pitch


Independentemente do contexto em que o pitch é realizado, este deve ser constituído por, pelo menos, três fases: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Porém, existem ainda outras duas fases, de inclusão opcional, que podem tornar o pitch excelente.

Vamos então descobrir quais são estas cinco fases:

  • APRESENTAÇÃO E FOCO
    Esta fase poderá ou não existir, dependendo do contexto em que o pitch é realizado. Se estivermos em contexto de entrevista, esta fase não é necessária porque a informação já se encontra no nosso currículo, ao qual os entrevistadores têm acesso. Esta fase é, por isso, mais adequada a quem está a participar, por exemplo, numa competição de pitch.

Não temos de ser muito específicos. Precisamos apenas de dizer o nosso nome e o nosso objetivo. Por exemplo: Olá, o meu nome é Duarte e estou à procura de uma oportunidade na área de hotelaria. Desta forma, mostramos que estamos convictos do que queremos. Mesmo que não nos seja concedida a oportunidade naquela área, os recrutadores vão apreciar a nossa ambição e foco e poderão oferecer-nos oportunidades noutras áreas.

  • INTRODUÇÃO
    Aqui devemos falar sobre as nossas hard skills – percurso académico e experiências na área para a qual nos estamos a candidatar. Por exemplo: Fiz uma licenciatura em Gestão Hoteleira e trabalhei durante cinco anos na cadeia hoteleira Vila Galé. Não é necessário especificar todos os detalhes porque, mais uma vez, esta informação já deverá estar no currículo.

  • DESENVOLVIMENTO
    Esta é a fase mais importante do pitch e é aquela em que devemos investir mais tempo. É neste momento que temos a chance de adicionar informação que não se encontra no currículo. Como já falamos sobre as nossas hard skills na introdução, é crucial que nesta fase assinalemos quais as nossas competências – soft skills –, aumentando o nosso valor.

De que forma podemos estruturar esta parte do pitch?
Devemos indicar, no máximo, três das nossas competências, bem como de que forma as adquirimos e desenvolvemos. A explicação deverá ser feita competência a competência e não apenas no final. A competência que consideramos como a mais relevante deve ser dita por último e podemos complementar a explicação, adicionando uma história que comprove a sua aplicação prática num contexto real.

  • CONCLUSÃO
    Esta fase serve para reforçarmos as nossas três principais competências. Por exemplo: Resumindo, aquilo que me torna o candidato ideal é eu ser uma pessoa dedicada, responsável e que trabalha bem em equipa.

  • DA TEORIA À PRÁTICA
    As fases anteriores, combinadas, irão garantir-nos um bom pitch. Mas como é que podemos evoluir para um pitch de excelência?

Esta é a segunda fase mais importante do nosso pitch e, apesar de não ser obrigatória, é a que nos vai diferenciar do resto dos candidatos. É nesta altura que esclarecemos para que servem as competências que descrevemos anteriormente – por exemplo, como é que estas podem ajudar a empresa a atingir o seu objetivo ou como é que nos podem ajudar a desempenhar o cargo a que nos estamos a candidatar. É uma fase que requer preparação mas, se for realizada com sucesso, a probabilidade de sermos contratados é muito maior pois confere-nos diferenciação: em vez de falarmos apenas de nós próprios, explicamos como podemos contribuir de forma positiva para a empresa, o que, inevitavelmente, nos torna memoráveis.

 

A comunicação evolui apenas se a pusermos em prática. Da próxima vez em que tiver de se apresentar e realçar as suas competências e o seu foco, lembre-se destas dicas e torne o seu pitch diferenciador e memorável.

Tem algum acontecimento importante marcado, em que terá de se apresentar e às suas ideias, mas não sabe como se diferenciar?

Conheça o nosso serviço de Mentoria de Pitch, onde todo o acompanhamento é adaptado à sua ideia e ao seu estilo de comunicação.

Carrinho0
Não há items no carrinho.
Ver mais cursos
0

Pedir Proposta