Em qualquer área das nossas vidas receber feedback é extremamente importante. Torna-nos capazes de perceber que erros cometemos ou onde é que temos espaço para melhorar e evoluir.
No caso de um líder, seja de uma ou mais equipas, é da sua responsabilidade dar o feedback apropriado e, principalmente, em dois momentos-chave: no momento, quando existe algum erro por parte de um ou mais membros da equipa, e periodicamente, de forma a permitir e a incentivar à evolução.
Este é, por norma, o tipo de feedback mais complexo de dar, tanto por envolver mais emoções, como por nos ser naturalmente mais difícil dar feedback negativo.
Quando um membro da sua equipa comete um erro, é essencial dar-lhe feedback para que a mesma situação não se repita no futuro. Não deve, no entanto, falar com a pessoa logo após o erro acontecer; estaria, também, a cometer um erro. Nesses primeiros momentos, as suas emoções e as da outra pessoa encontram-se à flor da pele – a probabilidade de dizer algo de que se arrependerá é superior e o mais certo é a outra pessoa ter uma atitude defensiva, o que vai acabar por piorar a situação.
Então, qual a melhor forma de agir?
O primeiro passo prende-se com a resolução do erro o quanto antes. Após estar resolvido, deve reservar algum tempo para que ambos se distanciem emocionalmente do sucedido e pensem sobre o que aconteceu. Mais tarde, ao abordar a pessoa sobre o sucedido, deve seguir os seguintes passos:
Fazer esta questão ajuda a outra pessoa a pensar e a chegar a uma resolução para o problema por ela própria, ao invés de apenas obedecer às suas ordens. Enquanto líder, e caso o colaborador não esteja a conseguir chegar a uma solução, dê-lhe algumas pistas mas nunca a solução final. Desta forma, para além da pessoa se sentir mais envolvida, é também mais provável que vá implementar a solução no futuro, já que foi algo que partiu dela, o que é um fator motivador.
Este feedback é fornecido, por exemplo, a meio de um projeto ou no final de um ano e serve como avaliação para os membros da sua equipa. Contrariamente ao frequentemente pensado, o método “sandwich” não deve ser utilizado – de acordo com este método, devem ser destacados primeiro os pontos positivos, de seguida os pontos a melhorar e, por último, um reforço das qualidades. Em vez de aplicar esse método, aconselhamos que construa o seu feedback da seguinte forma:
Se a pessoa cometeu algum erro ou sente dificuldade em fazer alguma tarefa, explique-lhe porque é que isso é natural e compreensível. Caso se aplique, pode contar-lhe uma história pessoal com que ela se consiga relacionar – ao saber que o líder conseguiu superar o mesmo erro ou dificuldade, vai perceber que também ela o conseguirá ultrapassar.
Se achar que a pessoa tem conhecimento suficiente, pode perguntar-lhe o que é que pode fazer para melhorar os pontos menos bons. Caso contrário, dê-lhe uma solução: que passos pode seguir e porque é que estes contribuem para a sua melhoria. Adicionalmente, dê-lhe provas de que o que diz é verdade – fale-lhe de alguém que fez o mesmo e melhorou – ou dê-lhe garantias, caso não tenha nenhuma prova concreta. Desta forma, ela estará mais disposta a mudar ou agir por forma a melhorar.
Confirmar e recapitular
Pergunte-lhe algo como “isto faz-te sentido?” para confirmar que a pessoa percebeu o que tem de ser feito e recapitule os passos que tem de seguir para melhorar – mais uma vez, isto garante que as vossas ideias ficaram alinhadas.
Da próxima vez, lembre-se de seguir estes passos e garanta um feedback apropriado aos membros da sua equipa!
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