fbpx

Speak and Lead

3 técnicas para combater o medo de Falar em Público

Como vencer o medo de falar em público?

O medo de falar em público é um dos medos mais comuns no mundo, sendo que 93% das pessoas assumem já ter tido, num certo período da sua vida, medo de falar em frente a uma audiência.

É algo normal hoje em dia, em que infelizmente a arte de falar bem em público é cada vez menos cultivada, por várias razões. Este medo tem características que o tornam muito lesivo e impactante no dia-a-dia das pessoas.

99% das nossas vidas são passadas a comunicar, portanto, quem o faz bem destaca-se dos demais. Por outro lado, quem não o consegue fazer eficazmente sofre consequência: oportunidades perdidas em todas as vertentes da vida devido ao medo de falar em público, a sensação de ter tanto para dizer e não ter o à-vontade para o fazer, a desilusão de saber que o que dissemos ficou muito aquém do que queríamos dizer ou do conhecimento que temos.

A morte é o segundo maior medo que as pessoas têm, o primeiro é falar em público.


– Sidney Sheldon

 

Agora, veremos: medo de quê? De onde surge este medo e porque é que tantas pessoas são afetadas por ele?

Na realidade, as pessoas não têm medo de falar em público; têm medo de FALHAR em público, o que é algo radicalmente diferente. Tememos o escrutínio dos outros. Fazermos figuras tristes, sermos ridicularizados ou um completo flop: é disto que temos medo frente a uma audiência. 

Tendo esta consciência, podemos então relacionar o medo de falar em público com a nossa autoconfiança, que desempenha um papel fundamental no que toca a enfrentar com sucesso uma audiência sem medos. Vamos, de seguida, ver algumas técnicas simples que podemos utilizar para falar em público com mais segurança e confiança.

 

Combater o medo de Falar em Público: 3 técnicas

 

1. Preparação, preparação, preparação
A preparação é o principal elemento para o sucesso de uma apresentação. A apresentação em si é a oportunidade que temos para mostrar o que sabemos e o que valemos e é o elemento-chave para tirarmos partido dessa oportunidade. Se fizermos uma boa preparação, obviamente estaremos confiantes na qualidade da mesma e partiremos para o palco com confiança redobrada. Saberemos que fizemos o trabalho de casa e que estamos preparados para qualquer eventualidade e para fazer uma apresentação de sucesso.

Deem-me 6 horas para cortar uma árvore e passarei as primeiras 4 a afiar o meu machado.


– Abraham Lincoln

 

2. Visualização Positiva
Qual o maior erro que cometemos que, mesmo antes de entrarmos em palco, já ditou um resultado negativo para a apresentação? Pensar no que vai correr mal. Esta é uma das coisas que devemos sempre evitar. Como diz a lei de Murphy, “se pode correr mal, vai correr mal”, portanto, fazer isto obviamente vai baixar a nossa confiança e preparar-nos para falhar. O que fazer? Exatamente o oposto: vamos pensar e visualizar tudo a correr bem. Fizemos o trabalho de casa, a preparação foi sólida, sabemos o que vamos ali fazer e vamos tirar o máximo desta oportunidade. Isto fará com que entremos em palco muito mais confiantes e preparados para fazer uma apresentação de sucesso.

3. Quem é que me está a ver?
Tal como já sabemos, o medo de falar em público é extremamente comum, mas quando estamos a fazer uma apresentação tendemos a esquecer-nos disso, ou seja, quando estamos em palco pensamos que somos as únicas pessoas no mundo que têm medo de estar em cima dum palco.

É importante lembrarmo-nos que 99% das vezes vamos estar a falar perante pessoas que também têm receio de falar em público ou que não o sabem fazer particularmente bem. Não temos de estar com uma tensão acrescida, antes pelo contrário, pois se fizermos uma boa apresentação seremos reconhecidos por isso. A maioria das audiências compreende as dificuldades de falar em público, já que a maioria também as tem.

 

Resumindo, temos muito mais a ganhar do que a perder e isto deve-nos servir exatamente como motivação extra para uma performance de sucesso que partirá da confiança em nós próprios.

Falar em público pode ser extremamente desafiante, desde apresentações em contexto de trabalho às relações interpessoais. Sente que a sua falta de confiança tem vindo a afetá-lo, negativamente, em vários campos da sua vida?

O Curso de Falar em Público Profissionais vai ajudá-lo a colmatar todos esses problemas. Inscreva-se e garanta agora a sua participação!

Pedir Proposta