Sem uma comunicação eficiente em ciência, todo o trabalho desenvolvido em Projetos de Investigação Científica não tem qualquer impacto na Saúde, na Inovação e no Mundo, ficando caracterizado por uma falta de relevância e de credibilidade.
Independentemente do ambiente em que nos encontramos, sendo o nosso objetivo passar uma mensagem para a nossa audiência, não podemos esquecer que a eficiência da nossa comunicação não se baseia naquilo que dizemos, mas sim naquilo que o nosso público consegue reter.
O primeiro passo consiste em definirmos qual o objetivo que pretendemos alcançar com o nosso discurso, desde ganhar um concurso de Apresentação de Ciência, ou termos o nosso Projeto de Investigação financiado, por exemplo. Só assim o nosso discurso irá ter o encadeamento e a estrutura que pretendemos.
De seguida, para uma comunicação eficiente de material científico é essencial termos conhecimento das características da nossa audiência de forma a conseguirmos adaptar o nosso discurso ao nosso público. É essencial simplificarmos a nossa mensagem de modo a que seja perceptível por toda a nossa audiência e não apenas por uma parte privilegiada desta, garantindo assim que atingimos um maior grau de compreensão, e captamos a atenção da nossa audiência desde o início até ao final.
Quando fazemos Comunicação de Ciência temos de garantir um discurso interessante e simples.
É sempre preferível abordar um menor número de conteúdos, mas de uma forma mais pormenorizada, em vez de parafrasear por alto um diverso número de temas que, no fim, acabam por não acrescentar informação relevante à nossa audiência.
Quanto mais concisos formos na informação que transmitimos, maior credibilidade iremos passar e, consequentemente, iremos receber maior atenção e predisposição para sermos ouvidos.
É importante ainda que, no início da nossa apresentação, façamos uma breve introdução do tema que vamos abordar, para garantir que, tanto quanto possível, toda a nossa plateia se encontre em pé de igualdade, de forma a receberem mais facilmente a nossa mensagem. Garante que também no final fazes um apanhado dos pontos essenciais da tua apresentação para te certificares que a tua audiência, mesmo que não tenha estado sempre atenta, sai dali com as ideias principais retidas.
A nossa técnica de apresentação deve ser pensada e definida enquanto preparamos o discurso.
É essencial definirmos o ritmo a que vamos falar, adequando igualmente a quantidade de informação que queremos transmitir consoante o tempo disponível para a apresentação.
Temos ainda de definir a priori se vamos interagir ou não com a nossa audiência. Se sim, devemos apostar essencialmente em perguntas retóricas ou que permitam uma resposta com o levantar dos braços.
Qualquer que seja a estratégia utilizada, é imperativo que o contexto e o objetivo da nossa apresentação sejam avaliados de forma a encaixarmos no ambiente e estarmos confortáveis durante o nosso discurso.
Apresentamos três ideias que deverás adotar de forma a conseguires atingir os teus objetivos numa apresentação com carácter científico.
No entanto, a apresentação de dados científicos deve ser cuidada, utilizando sempre um layout minimalista, com recurso a gráficos e tabelas simplificados, devidamente identificados e com marcação dos dados essenciais à compreensão do teu discurso.
Tem sempre em mente que a ciência pode ser complexa, especialmente para quem não está habituado a trabalhar com ela. De forma a veres o teu trabalho científico reconhecido e poderes recolher os seus frutos, não te esqueças que o objetivo da comunicação é sempre transmitir uma mensagem ao teu público, pelo que deves construir todo o teu discurso em torno dessa ideia.
Se és da área da Saúde e/ ou tens interesse pelo setor Farmacêutico, consulta o nosso artigo https://speakandlead.pt/importancia-comunicacao-area-farmaceutica/.
Estás ainda a um passo de elevares as tuas competências!Inscreve-te no nosso curso de Public Speaking e aprende como te destacares positivamente através da tua comunicaçãoem https://speakandlead.pt/curso/curso-public-speaking-profissionais-online-19-e-20-setembro/.
Artigo redigido por: André Cardador
Preencha o seguinte formulário para pedir uma proposta para Formação de Executivos.
Preencha o seguinte formulário para pedir mais informações em relação ao nosso serviço de Mentoria de Apresentações.
Preencha o seguinte formulário para pedir mais informações em relação ao nosso serviço de Mentoria de Pitch.
Preencha o seguinte formulário para pedir uma proposta e mais informações.
Preencha o seguinte formulário para pedir uma proposta.
Preencha o seguinte formulário para pedir uma proposta.
Se queres marcar a tua Mentoria de Pitch preenche este formulário ou entra em contacto connosco via geral@speakandlead.pt ou (+351) 938 481 800.
Se queres marcar a tua Mentoria de Apresentações preenche este formulário ou entra em contacto connosco via geral@speakandlead.pt ou (+351) 938 481 800.
Se queres marcar a tua Mentoria de Teses preenche este formulário ou entra em contacto connosco via geral@speakandlead.pt ou (+351) 938 481 800.
Se quer marcar a sua Formação Individual preencha este formulário ou entre em contacto connosco via geral@speakandlead.pt ou (+351) 938 481 800.
Preenche o seguinte formulário e recebe via e-mail as datas dos próximos cursos!
[everest_form id=”1014″]