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Organiza-te de Forma Inteligente

Anteriormente demos-te a conhecer as 4 perguntas-chave a que deves responder antes da tua apresentação.

E agora?

Muita gente ainda tenta escrever e memorizar o seu discurso, algo que deve ser evitado. É provável esquecer algo que se tenha escrito e se falha uma frase, o resto do discurso fica comprometido. Além disso, a audiência irá notar falta de autenticidade: quando se memoriza, usa-se o mesmo tom de voz e o mesmo ritmo ao longo do discurso, algo que não acontece quando se fala normalmente. É ainda construída uma barreira face à audiência, pois o foco está em lembrar o que se tem de dizer a seguir, em vez de garantir que a mensagem é retida. O principal problema desta situação é que o sucesso não depende do que é dito, mas sim do que a audiência vai ouvir e reter.

Porque tentamos decorar o nosso discurso? Não queremos correr o risco de nos esquecermos de algo que queremos dizer. Mas, se não devemos decorar, o que é que podemos fazer?

FOLHA DE APOIO – DESTACA AS TUAS IDEIAS

Podemos usar esta folha para treinar e, se for possível, podemos levá-la connosco quando formos fazer o nosso discurso. Devemos usar papel e caneta pois é mais fácil nos lembrarmos do que escrevemos quando o fazemos à mão. Vamos agora ver em que é que consiste:

A folha deve ser de tamanho A4 e de orientação vertical. No topo da folha, colocamos a nossa abertura – a primeira fase do nosso discurso*. A abertura, sendo curta, pode e deve estar escrita por extenso. Por baixo, podemos ou não colocar a introdução, que consiste no que vamos falar e o que já fizemos de relevante ao longo da vida.

A meio da nossa folha, escrevemos os pontos chave que queremos transmitir com letras muito GRANDES. No máximo, 6 palavras chave por cada ponto. Assim, quando olharmos para as palavras iremos lembrar-nos logo do que queremos dizer. À frente de cada ponto podemos colocar sub pontos ou, se queremos dizer algo por palavras específicas – frases chave – podemos escrevê-las por extenso, tendo em atenção a quantidade e colocando esta parte do texto de forma diferenciada. Por exemplo, colocando dentro de um quadrado, sublinhando com um marcador ou usando um post-it. Deve estar identificado de uma forma diferente para se destacar e evitarmos esquecimentos. Se a frase chave for mesmo importante e quisermos transmitir isso à audiência, devemos enfatizá-la, dizendo-a de uma maneira diferente.

Tal como acontece com a introdução, a conclusão pode ou não estar escrita. Por fim, colocamos o impacto final – a última fase do nosso discurso*, que pode e deve também estar escrito por completo.

Porque é que só a abertura e o impacto final devem estar escritos por completo? Estas são as duas fases mais importantes do nosso discurso e queremos garantir que não nos esquecemos delas. Como as alturas em que estamos mais nervosos são o início e o fim do nosso discurso, sentimo-nos mais seguros se tivermos a possibilidade de as ler. Sendo curtas, existe uma maior probabilidade de o conseguirmos fazer sem nos enganarmos.

POWERPOINT – USA-O A TEU FAVOR

Caso haja a possibilidade de fazermos um PowerPoint, o mesmo só deve ser feito após a folha de apoio. Porquê? Se, por qualquer motivo, o PowerPoint falhar, ainda conseguimos fazer a nossa apresentação sem ele.

Enquanto o corpo do PowerPoint ajuda a audiência a perceber o que estamos a dizer e a tornar mais clara a nossa mensagem, o título serve para nos ajudar a nós enquanto oradores, considerando que é lá que colocamos as nossas palavras chave. Assim, garantimos que não nos esquecemos da mensagem que queremos transmitir.

À medida que passamos os slides devemos aproveitar para usar transições, tais como “Passando para o próximo ponto” ou “Seguindo em frente”, que cativam a nossa audiência a voltar a prestar atenção ao que está a ser dito. Estas transições adicionam também um fio condutor ao nosso discurso, tornando-o automaticamente mais lógico, racional e fácil de seguir.

Da próxima vez que pensares em decorar o teu discurso, experimenta antes usar estas dicas e vais ver que a tua apresentação corre muito melhor!

* Ainda não sabes quantas fases deve ter o teu discurso e estás interessado em descobrir? Lê o nosso artigo anterior: https://speakandlead.pt/5-fases-discurso/

Se quiseres saber mais sobre Public Speaking, inscreve-te no nosso curso: https://speakandlead.pt/curso/public-speaking-live-training-20-21-22-maio/

Artigo redigido por:

Rita Melo