fbpx

4 passos para melhorar a Comunicação de qualquer Empreendedor

4-passos-para-melhorar-a-Comunicação-de-qualquer-fb-e-artigo

1 – Comunicar com Confiança

A primeira coisa de que nos devemos lembrar quando estamos a fazer uma apresentação é que o seu sucesso depende do público que temos à frente, ou seja, se o nosso objetivo é fazer com que as pessoas nos comprem algo, só vamos ter sucesso se a nossa mensagem for boa o suficiente para os levar a agir dessa forma. Daí a importância de adaptarmos a mensagem ao público, de forma a que esta seja clara e produza o efeito desejado.

 

Um elemento essencial que é independente do tipo de público é, obviamente, a confiança em nós próprios e no projeto. Se estivessem do outro lado e vissem alguém a falar sobre um projeto sem o menor traço de confiança, qual seria a vossa reação?

 

No mínimo, ficariam de pé atrás e, provavelmente, nada interessados. Se queremos que as pessoas tenham confiança em nós e no nosso projeto, temos de mostrar confiança primeiro!

 

Agora, como é que se ganha confiança?

3 passos por ordem (para se conseguir a melhor evolução de comunicação possível no menor tempo possível) :

1- Preparação e conhecimento / 2 – Treino e Formação / 3 – Experiência Real com Feedback

 

 

 

2 – De Pessoas para Pessoas com Paixão e Emoção

No mundo empresarial incorre-se muitas vezes num erro básico, que é abdicar do lado humano e fazer apresentações robotizadas, desprovidas de qualquer tipo de emoção e, especialmente, de paixão. Nada mais errado!

 

Independentemente do ramo em que atuemos, fazer negócio é sempre um mundo de pessoas para pessoas, somos nós que vendemos e outra pessoa que compra, mesmo no que toca a B2B são pessoas que, em nome da empresa, tomam a decisão de comprar os nossos produtos e serviços.

 

Portanto, as pessoas têm contacto com pessoas, relacionam-se através da comunicação e identificam-se, especialmente, com aspetos marcadamente humanos, como as emoções e, particularmente, a paixão. É devido a isto que qualquer apresentação que contenha storytelling é muito mais eficaz do que uma apresentação chata, cheia de palavreado formal e floreados, com frases demasiado elaboradas e desprovidas de emoção.

 

As pessoas facilmente se relacionam com histórias, se identificam com emoções e sentem admiração quando vêem uma apresentação com paixão. Se o que queremos é que as pessoas se relembrem do nosso projeto, devemos fazer o melhor possível para nos aproximarmos da nossa audiência, para que a nossa mensagem gere o efeito desejado. Portanto, usemos histórias, falemos das emoções que o produto gera nos seus utilizadores e, acima de tudo, mostremos a nossa paixão real pelo projeto, pois não há nada mais poderoso do que uma mensagem dita com verdadeira paixão.

 

Em resumo, não tenham medo de parecer pessoas de carne e osso ao apresentar o vosso projeto – lembrem-se, os robôs não são propriamente conhecidos por fazer grandes apresentações…

 

 

 

3 – Short and Sweet

Podemos ter o melhor produto do mundo, com 1001 funcionalidades e benefícios XPTO, mas fazer uma apresentação de 4 horas a falar exaustivamente sobre todos os pormenores, acaba ou com pessoas a dormir, ou com o orador expulso do palco.

 

Poder de síntese é essencial a qualquer apresentação de sucesso, queremos transmitir as grandes vantagem e características diferenciadoras do nosso projeto, fazer um apelo à ação e criar um impacto junto da audiência.

 

Ninguém gosta de estar a ouvir monólogos eternos e a nossa capacidade de atenção é limitada. Portanto, devemos passar a nossa mensagem de forma simples, direta e cativante, explicando os pontos-chave e deixando a porta aberta a qualquer esclarecimento adicional. Não precisamos de estar exaustivamente a analisar todas as características do produto.

 

 

4 – Investir na nossa Comunicação

O último passo para fazer apresentações memoráveis é investir em nós próprios, neste caso investir na nossa comunicação. Tal como nos dedicamos a todas as áreas do negócio, a comunicação do mesmo também necessita de dedicação, investimento e treino.

 

Ajuda especializada em treino de comunicação é uma ótima opção para melhores resultados e maior evolução em muito menos tempo. O que significa muito menos oportunidades perdidas no entretanto. Procurando sempre aproveitar o máximo de oportunidades existentes para apresentar o nosso projeto, comunicando sempre da melhor forma possível.

 

Quanto mais investirmos em nós próprios e quanto mais treinarmos, melhores resultados iremos obter. 

 

E lembrem-se sempre que:

Uma boa ideia é desperdiçada se não for bem comunicada.

 

“If you can’t communicate and talk to other people and get across your ideas, you’re giving up your potential.”

– Warren Buffett